Hoje dia 21 de Março, é o dia Internacional da Síndrome de Down, e eu resolvi falar um pouco sobre essas crianças especiais e a Odontologia !
Precisamos saber que todos os pacientes devem ser tratados com muita atenção, carinho e respeito. E quando se trata de pacientes especiais, esses três elementos precisam se multiplicar. É preciso levar em conta as limitações desse paciente, dessa forma exigindo um preparo ainda maior do CD.
Uma boa forma para facilitar o atendimento aos pacientes especiais, é leva-los ao dentista logo cedo. Assim, como qualquer outra criança, no primeiro ano de vida antes da erupção dos primeiros dentes.
O que muita gente não sabe é que esses pacientes apresentam alguns tipos de alterações na área odontológica, que são: Erupção tardia, Baixa incidência de cáries e Doença periodontal.
Erupção tardia:
Mesmo apresentando mineralização completa, os dentes dos portadores de Síndrome de Down podem sofrer atraso na erupção. A primeira dentição pode apresentar problemas como erro na sequência e casos de anomalias são frequentes.
Baixa incidência de cáries:
São vários fatores que causam isso, mas o mais relevantes são: composição salivar diferente, erupção tardia dos dentes, a diferente morfologia, o bruxismo que deixa a superfície do dente mais reta, não tendo assim muitas fossas ou fissuras para o acúmulo de restos alimentares.
Doenças Periodontais:
As deficiências motoras e neurológicas dificultam a higienização bucal desses pacientes, tornando essas doenças mais comuns, portanto é muito importante que os pais fiquem atentos para uma boa higiene e para levar seus filhos sempre ao profissional.
Portanto, nós como profissionais e futuros profissionais, devemos estar atentos a essas dificuldades, e atende-los da melhor forma para que o tratamento seja correto e eficaz!
O grande problema é que ainda existem muitos profissionais despreparados para o atendimento com crianças especiais e ainda com preconceitos.. Todas as pessoas são iguais e merecem um tratamento digno, a única diferença é que algumas são mais especiais que outras!
0 comentários:
Postar um comentário