Sempre tive uma imensa curiosidade nessa área meio CSI da profissão e confesso que isso até me motivou a entrar para o curso de Odontologia...
A área de perícia, policia, investigação me atrai muito, e hoje resolvi explicar de forma bem simples o que é a Odontologia Legal, ou Forense, o que ela faz, pra que serve.. Enfim!
A Odontologia Legal desempenha um papel fundamental no processo de identificação de uma pessoa morta cuja identidade é desconhecida.
Os dentes são os órgãos mais duráveis do corpo, capazes de resistir a temperaturas de1600 C e permanecer praticamente intactos por muito tempo depois da decomposição ou incineração dos tecidos moles ou esqueléticos.
A identificação positiva de restos humanos envolve a comparação das características físicas do morto (avaliação post mortem) com registros daquelas características feitos antes da morte (avaliação ante mortem)
O dentista forense obtém informações odontológicas post mortem, incluindo exame das estruturas bucais tórus, tratamento endodôntico, implantes dentais, características anatômicas não usuais e registro completo das restaurações existentes.
E radiografias, séries radiográficas de boca toda, radiografias interproximais e panorâmicas.
Fotografias do rosto e intrabucais também são úteis. Modelos da dentição do morto fornecem uma vista tri-dimensional que não pode ser observada em radiografias bidimensionais, e esses modelos podem ser particularmente úteis se evidências ante mortem.
Mas pra quem pensa que a Odontologia Legal serve somente para identificação de cadáveres, está enganado.. Ela é peça chave na investigação e resolução de inúmeros crimes, como nesse caso:
"Uma mulher foi estuprada e assassinada dentro do seu apartamento. A polícia prendeu alguns suspeitos e no decorrer das investigações descobriu no apartamento pedaços de queijo e goiabada com marcas de dentes. Peritos odontológicos foram acionados para auxiliar no caso. Feita a perícia nos pedaços dos dois alimentos e, posteriormente, nas arcadas dentárias dos suspeitos, constatou-se que o autor do duplo crime era mesmo um dos detidos."
No Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, Paraíba, Rondônia, Roraima e Pará já existem concursos para odontolegista em seus quadros de servidores.
Os Odontolegistas ainda não são em grande quantia, porém vale a pena pensar e se atentar a essa área da Odontologia tão pouco falada mas de imensa importância!
Fonte: http://www.colgateprofissional.com.br/
http://oab-mt.jusbrasil.com.br
- Home
- Notícias
- Humor
- VIDA DE REPÚBLICA
- + DA ODONTO
- Plantão Olimpíadas 2012
- IMPLANTES COM O AUXÍLIO DO ENXERTO ÓSSEO
- ADALIA ROSE E O CD
- ANESTÉSICOS LOCAIS EM GRÁVIDAS
- LÁBIO LEPORINO E FISSURA PALATINA
- PARALISIA MAX CAVALERA
- Síndrome de Sjögren: O que seus dentes tem a ver com isso?
- A celulite mais perigosa do mundo
- A Estenose CrânioFacial de Rafaella Justus
- ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS
- Curiosidades
- Camisetas
E quanto ganha um dentista forense desses ganha em media?
Rodrigo, em média em concurso é cerca de R$ 6.726,72 para o Odontolegista.
Agora para Perito Criminal, área onde o CD pode atuar também é em média: Salário: R$ 13.368,00
Fontes: http://www.odontoforense.com/2011/11/concurso-para-perito-criminal-pcdf.html
http://ww4.funcab.org/arquivos/PCVRO2009/Edital_PCVRO2009.pdf
amooooo!!!!! Sou Odontolegista e sou completamente apaixonada!!!!!!