Já fui perguntada inúmeras vezes porque as pessoas tem medo
de dentista, honestamente, acredito que não são algumas coisas que causam esse medo, e
sim o acúmulo delas.
Antigamente tratamento odontológico era sinônimo de dor e
sofrimento, e o que a maioria da população não sabe, é que o Dentista não deve
ser procurado somente quando sente dor, agindo de forma curativa, o
profissional deve ser procurado de maneira preventiva, com a finalidade de
evitar que tais sofrimentos aconteçam..
Se o paciente visita o seu Dentista
periodicamente, fazendo exames, análises, cuidando, tratando, a probabilidade
de ele ter de realizar algum procedimento mais invasivo e doloroso, é mínima.
Outro dos maiores problemas é a educação que esse paciente
recebeu. Muitos pais utilizam consultórios como forma de castigo, dessa forma
nunca nenhuma criança entrará em sua clínica com um sorriso no rosto e sim com
medo e muitas vezes já chorando, e esse trauma acaba sendo levado pro resto da
vida do paciente.
Porém, ainda existem casos em que o paciente não tem somente medo, e sim pânico de dentista, a chamada Odontofobia, nesses casos deve ser feitas intervenções terapêuticas e inúmeras precauções devem ser tomadas.
Porém, ainda existem casos em que o paciente não tem somente medo, e sim pânico de dentista, a chamada Odontofobia, nesses casos deve ser feitas intervenções terapêuticas e inúmeras precauções devem ser tomadas.
Também, devem ser tomados alguns cuidados como:
Na primeira consulta, ao invés de levá-lo
diretamente a cadeira, devemos atendê-lo no escritório, para que ele nos
conheça e fique mais tranqüilo, sabendo qual procedimento será realizado.
Depois de passada a etapa da primeira consulta, devemos deixar nosso
consultório preparado para o atendimento, porem sem deixar nossos “instrumentos
de tortura” como alguns pacientes gostam de chamar a mostra, dessa forma, ao
paciente adentrar o consultório e não visualizar os instrumentais, ele já
diminui sua imaginação, ficando mais calmo e facilitando o atendimento.
Seguindo essas medidas e outras inúmeras dicas, tenho certeza que o atendimento
se tornará mais tranqüilo e eficiente, facilitando assim o trabalho do
profissional e diminuindo o tempo em que o paciente ficará dentro do
consultório.
Giovana Maestrello- Universidade Metodista de Piracicaba-FOL, Acadêmica 4º semestre.
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