Escovar os Dentes pode salvar a sua vida!


Em geral, quem vai ao dentista acha que o frequenta somente para ter uma boca saudável.
Na verdade, esta atividade é bem mais benéfica do parece. Quem escova os dentes no mínimo 3 vezes por dia está se prevenindo de uma série de outras doenças, como anemia e problemas no coração .
Especialistas têm descoberto que a cárie - a qual afeta metade da população - está ligada a muitas outras complicações na saúde.

A boa notícia é que a cárie é tratável e prevenível.
Confira as doenças que você pode evitar se escovar os dentes três vezes ao dia, evitar consumir muito açúcar ,parar de fumar e visitar o dentista, no mínimo, uma vez ao ano.



Escovar os dentes pode evitar:

 Doenças cardíacas

Pesquisadores da Universidade de Nova York mostraram que o tratamento para cáries e problemas na gengiva diminui a concentração de substâncias associadas a altos riscos de doenças cardíacas. Em um outro estudo realizado pelo Hospital Dental de Sidney, dentistas removeram os dentes de 70 pacientes com cárie em níveis muito alto e descobriram grande queda das mesmas substâncias no corpo dessas pessoas. Os especialistas acreditam que essas bactérias entram na corrente sanguínea e chegam a outros órgãos causando infecções neles.

. Pressão alta

Um estudo realizado por cardiologistas da Universidade de Atenas concluiu que há uma ligação entre doenças bucais e hipertensão.

Diabetes

Cáries são três vezes mais comuns em pessoas com diabetes, segundo estudo o Instituto de Diabetes e Urologia dos Estados Unidos. Outra pesquisa na Universidade de Newcastle aponta uma correlação entre as doenças: diabetes aumenta o risco de cáries e outras complicações, assim como a inflamação periodontal aumenta a concentração de açúcar no sangue .

 Doenças pulmonares

Cientistas descobriram ligações entre saúde bucal e doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC), complicação pela qual fumantes passam. De acordo com a Academia Americana de Periodontologia, bactérias da boca podem chegar aos pulmões e causar infecções em pacientes com DPOC.

 Parto prematuro

Pesquisadores da Universidade de Alabama descobriram que infecções na gengiva desencadeiam um aumento nos níveis de prostaglandina e outros componentes que induzem a trabalho de parto.

 Morte prematura

Aqueles com cáries em estágios muito avançados tinham o dobro da probabilidade de morrer, por qualquer causa, antes dos 64 anos do aqueles sem a doença, segundo estudo americano com mais de 11 mil pessoas com mais de 30 anos.


                www.shutterstock.com


0 comentários:

Facebook