A Estenose Crânio – Facial de Rafaella Justus: Qual a relação com a Odontologia?




Hoje é quarta-feira, dia do nosso encontro!
Pensei em vários temas bacanas para estrear, de fato, a coluna, até que cheguei a este aqui.
Convenhamos... quem nunca perdeu alguns minutinhos do seu tempo com sites e revistas de fofocas? Ah gente, eu adoro. Aliás, acredito fielmente que ninguém consegue ser super Cult e intelectual 24hrs por dia. É importante reservar um tempo para as futilidades, vai. Aliás, futilidade é o que não deixa a cabecinha da gente, já lotada de problemas e obrigações, dar tilt.  Digo mais: Um pingo de futilidade num balde de inteligência é o equilíbrio perfeito para uma mente sempre sã.
Mas, deixando pra lá o papo-furado, vamos falar do que interessa. Deu nessas revistas de fofoca que a filhinha de Roberto Justus havia sido operada para corrigir uma má formação óssea. Como amante e monitora de Anatomia, prontamente fui pesquisar o assunto, que a primeira vista, apenas pelo nome, já dá a dica do que se trata. Estudando mais um pouco, descobri que a menina teria que passar por tratamento ortodôntico, e acabei por perceber a grande função (indispensável, diria) que a Odontologia tem com a doença.
Pois bem, também chamada de Craniossinostose, a doença consiste, basicamente, no fechamento precoce das suturas ( um tipo de articulação imóvel encontrado nos ossos do crânio), ainda no período fetal, e possui classificação de acordo com as suturas acometidas. Os tipos mais comuns são a escafocefalia (sutura sagital), trigonocefalia (sutura metópica),  braquicefalia (suturas coronais bilaterais), plagiocefalias (suturas coronais ou lambdóideas unilateralmente) e, casos mais graves, oxicefalia (onde mais suturas são acometidas) .
É mais ou menos assim: O crânio se desenvolve a partir da interposição óssea ao longo das linhas de sutura. Assim, quando uma sutura se fecha antes da hora, o crânio não cresce na direção perpendicular a esta junção, resultando em deformações, que acarretam prejuízos muito além do que somente o estético.
Na maioria das vezes, a causa é uma mutação que ocorre na geração da criança, não havendo caráter familiar, porém existem formas genéticas mais complexas e associadas a outras malformações, como exemplo, as Síndromes de Crouzon e Appert.
É diagnosticado por observação clínica e pode ser confirmado por exames de imagens (Raio X e Tomografia Computadorizada).

O tratamento é cirúrgico e necessário por basicamente
3 motivos: risco de hipertensão intracraniana e sofrimento cerebral que pode levar a regressão do desenvolvimento neuro-psicomotor; alterações oftalmológicas que podem cursar com perda de visão; e por estética. (Mas não paro de me perguntar se a Fisioterapia e o tratamento ortodôntico, em alguns casos – eu falei EM ALGUNS CASOS-, não podem substituir o tratamento tão delicado e invasivo como a cirurgia... alguém concorda comigo?)



Bom, é bem provável que o tratamento ortodôntico que a Rafaella está sendo submetida tenha relação com a sutura palatina mediana, que se fechada tão precocemente, poderá acarretar problemas transversais como as mordidas cruzadas posteriores, além de problemas na fala, função, respiração da criança e alterações no crescimento da mandíbula, em sua direção vetorial.


Para isso, aplica-se um tratamento cirúrgico-ortopédico-ortodôntico de abertura da sutura palatina mediana, expansão rápida da maxila e adequação da mordida às necessidades do caso.
Vale deixar claro que, neste caso, a Ortodontia sozinha não conseguirá descruzar as mordidas, mas poderá minimizar os efeitos da musculatura facial que se encontra alterada. Aparelhos com escudos na região do vestíbulo afastarão essa musculatura. O descruzamento não ocorrerá porque a mordida cruzada não tem como etiologia a musculatura alterada por hábitos, e sim pelo fechamento precoce das suturas palatinas. Por isso é tão importante a atuação interdisciplinar e um ortodontista com conhecimentos em ortopedia funcional.


Só eu acho isso incrivelmente lindo?
Fiquem super a vontade em comentar, debater, questionar, reclamar e, claro, elogiar! Hehehe
A propósito, meu contato é: lala_azulay@hotmail.com
Espero que dê tudo certo na recuperação dessa lindinha! Estou na torcida!
Até a próxima Quarta! 
Beijos no coração!


Fotos:Site TerraDr. José Aloysio Costa (http://www.josealoysio.com.br/)
Fontes e Referências:
Livro: Anatomia aplicada à Odontologia – Texeira, Lucilia Maria de Souza/ Reher, Peter/ Reher, Vanessa Goulart Sampaio



4 comentários:

  • Anônimo says:
    9 de maio de 2012 às 20:01

    Achei super fantástica a matéria, e ainda mais todo o processo que a garotinha vai passar, e saber que a ortodontia vai colaborar com uma parte no tratamento cirúrgico dela! Parabéns!


    Lara!

  • Anônimo says:
    10 de maio de 2012 às 05:29

    Muito obrigada, Lara!

    Lays Azulay

  • Anônimo says:
    10 de maio de 2012 às 05:47

    Adoreiiiii o texto, me interessei muito pelo assunto e achei q vc descreveu tudo muito bem . Adorei saber mais sobre o assunto e acho que posts assim devessem cada vez mais freqüentes :D. Parabensssss!!!!
    Cecília guimaraes . Faculdade de odontologia de ribeirao preto.

  • Anônimo says:
    10 de maio de 2012 às 08:04

    Obrigada, Cecília!
    Aguarde que terão mais textos bacanas vindo por ai!
    beijoes
    Lays Azulay

Facebook