Sobre a Rafaella Justus, Lábio Leporino e Fissura Palatina.


Oi gente! 
Primeiramente quero pedir desculpa pelo abandono da Coluna e agradecer por ter recebido alguns recadinhos questionando a minha falta.
Bom, estava em semana de prova, fim de semestre, então já sabem, tudo muito corrido, desesperado, mas tudo deu certo no final!


      Antes de entrar no assunto dessa semana, queria aqui relembrar um post que fiz sobre a Esternose Crânio-Facial da Rafaella Justus, lembram? 



Então, olhando os sites de fofocas essa semana, me deparei com essa foto do pós-cirúrgico da Rafaella, que me deixou MEGA feliz e extremamente orgulhosa. 
Como disse no post, o tratamento da Rafa foi um trabalho multidisciplinar, de atuação de várias áreas da saúde, como o Cirurgião-Dentista
A área da saúde é realmente apaixonante e eu me sinto lisonjeada por fazer parte desse grupo.


Linda! Que olhos, hein?



Aí fiquei pensando: ‘Se existe possibilidade por tratamento, ainda que cirúrgico e invasivo, porque deixar que alguém cresça com uma deformidade facial que pode ser corrigível?’. 

Assim como no caso da Rafaella, o cirurgião-dentista tem papel fundamental na correção de várias outras doenças faciais, trazendo benefícios na correção destas muito além do estético. 
Quer um exemplo? 
Existem outras doenças que acometem boa parte da população, corrigível cirurgicamente e assunto dessa semana: O Lábio Leporino (Fenda ou Fissura Labial) e a Fenda (ou Fissura) Palatina.


Os estudantes de Odontologia se depararão com essas patologias logo no comecinho do curso, lá pelo segundo período (ainda no primeiro ano), na cadeira de Embriologia bucal. Elas são malformações congênitas, de apresentação variável, que ocorre no desenvolvimento embrionário. Afetam um ou os dois lados da região orofacial, ocorrem isoladamente (apenas a Fenda Labial ou a Fenda Palatina) ou em conjunto. 

Acontece assim: Lá pela quarta até a décima semana de gestação, ocorre uma fissura entre o nariz e a boca. Essa má formação tem diversos níveis e varia de uma pequena fenda até mesmo a separação total do lábio superior no nariz até a boca e/ou separação total do palato, variando de leve a severo.





A abertura começa sempre na lateral do lábio superior, dividindo-o em dois segmentos. Essa falha no fechamento das estruturas pode restringir-se ao lábio ou estender-se até o sulco entre os dentes incisivo lateral e canino, atingir a gengiva, a maxila e alcançar o nariz
Na fenda palatina, a abertura pode atingir todo o céu da boca e a base do nariz, estabelecendo comunicação direta entre um e outro.
Pode, ainda, ser responsável pela ocorrência de úvula bífida. Mostrada abaixo!


Trabalhos mostram que no Brasil a frequência de fissura lábiopalatina é de 37,1%, ocorrendo em 1 a cada 650 nascimentos. 



Diagnóstico:
A ultrassonografia tornou possível fazer o diagnóstico das fendas labiopalatinas a partir da 14ª semana de gestação. Grande parte dos diagnósticos, porém, continua sendo realizada depois do parto.

Causas:
Geralmente, são causadas por fatores genéticos combinados a fatores ambientais e teratogênicos que a mulher ficou exposta durante a gravidez, como infecção congênita (rubéola, toxoplasmose, citomegalovirus, herpes, HIV, fumo, álcool, drogas ilícitas, deficiência nutricional da gestante, estresse, deficiência de ácido fólico, diabetes gestacional, hipotireoidismo, hipertensão arterial, medicamentos (anticonvulsivantes, corticóides, benzodiazepínico para tratamento de insônia ou distúrbios de ansiedade, isotretinoína/Roacutan, usado para tratamento de acne e de rejuvenescimento), entre outros.

Tratamento:
Na verdade, o tratamento é  longo. Começa no recém-nascido e termina com a consolidação total dos ossos da face, aos dezessete, dezoito anos
Durante todo esse tempo, os portadores das Fendas devem ser acompanhados por especialistas em diferentes áreas, especialmente por cirurgiões plásticos, otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, ortodontistas e psicólogos.
Como disse, as fendas labiopalatinas não são alterações de caráter estético, apenas. São a causa de problemas de saúde que incluem má nutrição, distúrbios respiratórios, de fala e audição, infecções crônicas e alterações na dentição, como erupção ectópica, ausência de dentes ou a presença de supranumerários na região da fendaDa mesma forma, elas provocam problemas emocionais, de sociabilidade e de autoestima.

A recomendação é corrigir a fenda labial cirurgicamente nas primeiras 24 a 72hrs depois do nascimento para reconstituir o lábio superior e reposicionar o nariz, pois quase sempre existe um desabamento da asa do nariz, por falta de apoio do músculo que não se encontra fixo. 
Nos casos de fenda palatina, só por volta de um, dois anos, a criança deve iniciar a reconstituição cirúrgica do céu da boca. O fechamento completo é realizado em etapas, a fim de assegurar a integridade do arcabouço ósseo e a funcionalidade da musculatura de oclusão, haja vista que as cirurgias interferem no crescimento facial e no arco dentário superior, resultando em faces retrognáticas e maxilas estreitas, assim como para evitar a deficiência de respiração e a voz anasalada. 

Em geral, primeiro se fecha o palato ósseo anterior para alongá-lo, para depois dar continuidade ao tratamento. A conduta preconizada é realizar a cirurgia nem cedo demais para não afetar o crescimento do osso, nem tarde demais para não prejudicar a fala. Enquanto esperam pelo final da reconstituição, as crianças usam um aparelho ortodôntico, que cobre a fenda palatina e permite que se alimentem. 
O acompanhamento odontológico é extremamente importante não só para preservar a estrutura dentária, mas também para assegurar a qualidade da alimentação dessas crianças enquanto não fazem a cirurgia.



Antes e Depois:






Pesquisando pela Internet, encontrei um site de uma mãe iluminada que colocou fotos do dia-a-dia do bebê Rafael (esse último da foto), antes e depois da cirurgia, informando sobre a doença, sobre os cuidados com o bebê, ajudando outras mamães que possuem filhos com o mesmo problema, acessem aqui para ver! 

ATENÇÃO:
No Brasil, são encontrados vários centros especializados no atendimento de pacientes com fissuras labiopalatais pelo SUS. A grande referência nacional é o Centrinho/USP de Bauru. Há também um lindo projeto chamado Operação Sorriso, que corre pelo mundo todo fazendo cirurgias gratuitas a portadores dessas Fissuras. 
Para ajudar, é só entrar nesse site !

Espero que tenham gostado, encontro com vocês semana que vem!!!
Beijos!




Lays Azulay, estudante de Odontologia da Universidade Ceuma, São Luís- MA

Fontes:
http://guiadobebe.uol.com.br/labio-leporino/
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/labio-leporinofenda-palatina/
http://www.culturamix.com/saude/doencas/labio-leporino
http://www.fotosantesedepois.com/2011/04/05/labio-leporino/
http://www.google.com.br/imgres?num=10&hl=pt-BR&biw=1024&bih=456&tbm=isch&tbnid=aFQnm1lLmpSNEM:&imgrefurl=http://www.manuelenciso.com/2008/07/la-vula-bfida-es-el-signo-que-permite.html&docid=WyhsaHB5ePk-wM&imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaLovItlIewNk6lHb0cCLHWO8k_jcNdu2-ecl3-kTUwVpu-Zxw4MKEGniGPcXGnMAQqvLUDT09oxgwFNiGSgRGzgTKnxGFgdak3iyV9Fs5o_Y7lFcYs0dZlO20Ee6_0pfSUeJ0KdadWtg/s400/Nueva%252Bimagen.png&w=209&h=201&ei=n1P8T9GnK4mO8wSqx4z0Bg&zoom=1&iact=hc&vpx=126&vpy=158&dur=1278&hovh=160&hovw=167&tx=85&ty=97&sig=105228891916466831333&page=1&tbnh=124&tbnw=139&start=0&ndsp=10&ved=1t:429,r:5,s:0,i:88
Artigo: Fissura unilateral completa de lábio e palato: alterações dentárias e de má oclusão - relato de caso clínico  -Márcia Cançado Figueiredo, Nuno Figueiredo Pinto, Daniel Demétrio Faustino-Silva, Marieli de Oliveira
http://www.brasilescola.com/saude/labios-leporinos.htm
http://labioleporinoefendapalatina.blogspot.com.br/



4 comentários:

  • Angélica says:
    12 de julho de 2012 às 08:44

    Aproveitando o assunto
    tem uma ONG super bacana referente ao lábio leporino e fissura palatina
    VALE A PENA CONFERIR
    http://www.facebook.com/operacaosorrisobrasil

  • Vanessa says:
    12 de julho de 2012 às 09:22

    ela não tinha lábio leporino não..rs

  • Giovana Maestrello says:
    12 de julho de 2012 às 09:26

    Vanessa, mas não falamos que ela tinha lábio leporino, apenas foi comentado a respeito do seu pós operatório e de como o cirurgião dentista é importante em inúmeras patologias, incluindo as fissuras palatinas e lábios leporinos!!

    Att

  • Lorena Ladeira says:
    12 de julho de 2012 às 13:11

    Muito, muito bom! Parabéns, Lays!

Facebook