A celulite mais perigosa do mundo!


Finalmente nossa quarta chegou!
Eu não sei
vocês, mas eu estava contando os dias!
Antes de qualquer coisa, queria muitíssimo agradecer a todos os recadinhos, e-mails e compartilhamentos que tive, tanto no Facebook quanto no Twitter, sobre a matéria anterior. Fiquei muito feliz com a repercussão positiva. Saibam que antes de qualquer publicação minha, há muito estudo envolvido.

Vamos ao que interessa: Alguém aí já ouviu falar sobre CELULITE FACIAL?
Imagino que vocês devem (a mulherada, principalmente) está se questionando agora: “Era só o que faltava, se não bastasse toda o sofrimento que passamos com os furinhos indesejados no nosso corpo (a famosa e odiada lipodistrofiaginóide -Fibro Edema Gelóide), ainda temos que aturar mais essa?”

Calma, gente! Apesar de homônimas, a Celulite Facial não tem correlação alguma com os temidos furinhos, mas, o que é pior, se não tratada pode levar à morte!
Vou explicar: Todas as duas afetam o tecido celular subcutâneo e, por isso, possuem o mesmo nome, mas tem causas, sintomas e gravidade totalmente diferentes.

A Celulite Facial, ou Edema Facial, é uma doença infecciosa, causada principalmente pelos estreptococos, mas os estafilococos, os
hemófilos (atacam recém-nascidos) e os pseudomonas (atacam idosos), podem também ser os causadores.
Ela é 
consequência de um abcesso de origem dental, de uma osteomielite ou seguindo uma infecção periodontal.




Os pacientes apresentam dor e edema localizados, com evolução de poucas horas ou dias. Por se tratar de uma infecção, pode vir a apresentar febre e drenagem de exsudato (pus). A gengiva apresenta-se edemaciada, eritematosa (avermelhada) e com uma massa flutuante.
Os dentes infectados apresentam aumento da mobilidade, hiperestesia (excesso de sensibilidade) à percussão ou pressão, e extrusão (movimento de deslocamento do dente no alvéolo ósseo no sentido raiz-coroa).

As celulites têm a capacidade de se espalhar através dos espaços teciduais, tanto prova que, cerca de 10% dos pacientes com trombose do seio cavernoso (um dos seios venosos da dura-máter, que fica ali nas laterais da sela turca, no esfenóide... lembram das aulas de Anato?) apresentem um foco odontogênico.
Acredito que a infecção chegue ao Seio Cavernoso via plexo venoso pterigoideo, através da veia retromandibular.
Além disso, outra prova dessa capacidade de se expandir é que, a sinusite maxilar pode ser uma extensão direta de uma infecção odontogênica.

Tudo isso já seria o suficiente para determinarmos que estas celulites são perigosíssimas, certo? E se eu falar que existem casos mais severos da doença, apresentando ainda linfadenopatias (aumento dos linfonodos), trismo (contratura dolorosa da musculatura da mandíbula), disfagia (dificuldade para engolir), dispneia (falta de ar) e edema cervical? Apresento a vocês a temida ANGINA DE LUDWIG!




(Paciente com Angina de Ludwig)

Ela é, então, ao meu ver, a celulite mais perigosa do mundo!
É uma infecção da região submandibular, geralmente ocasionada por abscessos do segundo e terceiro molares inferiores, que perfuram a mandíbula e se disseminam pelos espaços submandibular e submentoniano.
O quadro clínico caracteriza-se por edema do assoalho da boca, com elevação e deslocamento posterior da língua.
Ela é uma ameaça porque, se
não tratada, pode obstruir as vias aéreas, levando o paciente a óbito.
Além do comprometimento das vias aéreas, outras complicações podem se apresentar, tais como: Mediastinite (inflamação do mediastino, mais uma vez lembrando das aulas de Anatomia : compartimento central da cavidade torácica, entre os pulmões, onde se encontra a traquéia, esôfago, coração, brônquios principais, vasos e nervos), abscessos subfrênicos, efusão pericárdica e/ou pleural (
acúmulo de líquido no pericárdio ou na pleura), infecção e possível ruptura da bainha da carótida e tromboflebite (inflamação) da veia jugular interna.
Vale lembrar que, alguns pacientes vítimas de trauma em mandíbula, com fratura exposta principalmente, podem evoluir rapidamente para um quadro de Angina de Ludwig se não tratados.
É diagnosticado por exames de imagens (Raio X, Tomografia Computadorizada e Ultrassom) e tratada com antibióticos e, nos casos de estabelecimento da infecção supurada, drenagem cirúrgica.
Os objetivos da drenagem cirúrgica são basicamente dois: evacuação do pus e descompressão de todos os espaços fasciais do pescoço. Para a
manutenção das vias aéreas, geralmente, há a indicação da traqueostomia.
 (drenagem cirúrgica)




 (colocação dos drenos)




(paciente após 15 dias)



E tudo isso começa com uma pequenina infecção, que, com medidas simples, como uma boa higiene bucal, poderia ser evitada.

Agora me digam: A Odontologia não é linda?!
Aguardo vocês na próxima quarta, não esqueçam!

Beijos,
Lays Azulay


Fotos:http://www.odontologiamt.com.br/procedimentos/item.asp?id=43http://dentalbooks-drbassam.blogspot.com.br/2009/04/ludwigs-angina-review-of-literature-and.html Fotos do caso clínico: http://bucomaxilofacial.blogspot.com.br/2007/09/angina-de-ludwig-reviso-de-literatura-e.html 

Fontes e Referências:http://boasaude.uol.com.br/realce/emailorprint.cfm?id=14735&type=lib 

Artigos Científicos: Angina de Ludwing – Consideração sobre conduta e relato de caso. (http://www.unip.br/comunicacao/publicacoes/ics/edicoes/2009/04_out_dez/V27_n4_2009_p413-416.pdf)
Angina de
 Ludwing – A presença de corpo estranho em região sublingualhttp://www.upf.br/seer/index.php/rfo/article/view/1615/1061

Angina de Ludwig: Tratamento Cirúrgico Minimamente Invasivo e Guiado por Ultra-sonografia Cervicalhttp://www.arquivosdeorl.org.br/conteudo/acervo_port.asp?id=279

0 comentários:

Facebook