MMA e a Odontologia!


Hoje vou falar de um assunto que me interessa muito: Lutas!
Pra quem não sabe, na época em que a Odontologia não tomava todo meu tempo e eu tinha vida, eu lutava ! Oh hahaha
Lutei boxe por alguns meses, mas depois passei pro Muay Thai que foi
minha verdadeira paixão, sou até graduada hahahahaha..
Porém, hoje em dia não aguento um treino de 10 minutos, mas sedentarismos a parte, vim falar dessa importante relação, da Odontologia com esses esportes de contato!

O MMA ( mixed martial arts) como o próprio nome já diz, é uma junção de diversas artes marciais, incluindo o Muay Thai e o Jiu Jitsu, principalmente..
Durante o treino, e até mesmo nos combates os
atletas ficam com os dentes totalmente desprotegidos, portanto se faz necessário o uso dos  protetores bucais.

Uma pesquisa da National Youth Sports Fundation revelou um dado alarmante:
 5 MILHÕES de dentes são perdidos, AO ANO, em esportes de alto impacto.

Os atletas de boxe, jiu jitsu, Muay Thai e MMA não devem jamais deixar o uso dos protetores de lado, pois estas são as modalidades que mais sofrem golpes na face, região bucal e região de ATM (articulação têmporo-mandibular).
São regiões extremamente delicadas, fáceis de lesionar e o protetor adequado tem uma ação de amortecer essas forçasprevenindo assim fraturas dentais, avulsões (o dente sai do alvéolo), fraturas de maxila, mandíbula, lesões de tecidos de sustentação, lesões de tecidos moles (lábios, língua, bochechas), luxação, intrusão, deslocamento de ATM, entre outros acidentes e complicações.

Ou seja, o
protetor não é eficiente apenas para proteger os dentes, mas faz a proteção de toda a cabeça, e sistema nervoso central.
Mas para toda esta proteção acontecer, o protetor bucal deve ser adequado para cada atleta. 







Dai surge a questão, como deve ser feito esse protetor bucal?

No consultório utiliza-se um material de EtilenoVinilAcetato, que absorve grande quantidade do impacto, como se fosse uma "almofada". É o material mais confortável e atóxico. 
Outra preocupação é a moldagem da arcada do atleta. Este procedimento é importantíssimo pois qualquer alteração, o protetor pode ficar com distorção e não se adaptar perfeitamente à boca.



Existem protetores bucais já prontos para vender?

Sim
, eles inclusive são separados por tamanhos, porém não são os mais indicados pois seu material não protege tanto quanto o personalizado. E para moldar esses protetores, deve coloca-los em água quente e depois leva-los a boca, mordendo, para que tenham a forma da mordida.
Porém esse procedimento pode ser um pouco arriscado, podendo causar queimaduras nos lábios, lingua e gengiva e também ao longo do tempo eles vão perdendo a forma, dessa forma, eles caem durante o treino dificultando a respiração (experiência própria).


O que muita gente não sabe, é que esses protetores não são úteis apenas para lutas de contato, mas para outros esportes também, como:  futebol (principalmente goleiros), futebol americano, Rugby, Basquete, Atletismo, Hoquei in line, levantamento de peso (o atleta aperta exageradamente os dentes), patinação, voleibol, entre outras. Estas são atividades que colocam o atleta em alto risco de acidentes bucais.

E o mais bacana e interessante de tudo, é que depois da ascensão desses esportes no Brasil, surgiu uma nova especialidade (não tão nova assim) Odontológica, a Odontologia Desportiva, que é voltada ao acompanhamento e tratamento bucal de atletas.
Porém, ela ainda não é totalmente reconhecida e  não faz parte da grade das Universidades, mas é uma área relativamente nova, que
vale a pena dar um pouco mais de atenção, para os apaixonados por esportes e MUITO mais pela Odontologia, feito eu!



0 comentários:

Facebook