Santa Apolônia, a padroeira dos Dentistas!

Bom, como esse mês é o NOSSO mês, resolvi fazer um especial falando de várias coisas interessantes ligadas a nossa história!
E hoje vou falar da Santa Apolônia, a santa dos Dentistas ou de quem sofre de dor de dentes! 



"Apolônia, foi detida e, ao confirmar sua crença na fé cristã,  foi considerada traidora e condenada a ser queimada viva na fogueira. Só que antes disso, os romanos ainda quebraram seus dentes com pedras e desfiguraram seu rosto.
Apolônia pediu que fosse amarrada e após fazer suas preces ajoelhada, pulou na fogueira, provando preferir morrer pela própria vontade. Diz a lenda em que seus últimos momentos gritou que "todos aqueles que sofressem de dor de dente, ao invocar seu nome, teriam alívio imediato"


Apolônia foi canonizada no ano 300 e é venerada sempre no dia 09 de fevereiro. Foi a partir do século III que o cristianismo começou a substituir as divindades pagãs, adoração de demônios e superstições por "santos", geralmente mártires e pessoas muito crentes na fé cristãs e respeitadas e adoradas por suas virtudes. O que realmente sensibilizou o povo foi a forma terrível como seus dentes e rosto foram traumatizados, razão pela qual todos que sofrem de dores na boca e face, a ela recorrem.


Dizem que depois do suplício, os seus dentes foram recolhidos como santas relíquias e dispersos por inúmeras igrejas e santuários, onde são adorados. Temos um dente e um fragmento de mandíbula na Igreja do Monastério de Santa Apolônia, em Florença; outro fragmento na Pieve de Castagneto e várias relíquias em Bolonha e Roma. (como curiosidade, em outro credo, um dente de Buda, é venerado no "Templo do Dente", especialmente construído em Kandy, Siri Lanka). Em Beaumont – les – Autels, no sul da França, há um santuário dedicado à Santa Apolônia. Todo o ano, no dia 09 de fevereiro, muitos dentistas da França fazem peregrinação a esta pequena cidade, celebrando o evento. "

Existem algumas orações dedicadas a essa Santa:

Orações para Santa Apolônia:
“Bendita Santa Apolônia que por sua virgindade e martírio mereceste do Senhor ser instituída advogada contra dor de dente e gengivas. Te suplicamos fervorosos que interceda com Deus das misericórdias para que esta criatura (o nome do doente) fique completamente curado. Senhor sejais benigno a súplica que a Vós dirigimos por intermédio de Santa Apolônia. Amém!”
“Santa Apolônia que com coragem e sofrimentos atrozes destes vossa vida para testemunhar a Cristo, que sejam lançadas também na fogueira todas as formas de injustiça, para que o mundo renascendo das cinzas, se transforme em um mundo de paz e santidade. Santa Apolônia, intercedei pelos cristãos perseguidos por muitos que não aceitavam a Jesus Cristo como o Messias Prometido. Interferi nessa grande angústia pela que passam os cristãos nos tempos atuais. Concedei-nos a vitória sobre o inimigo e a conversão desses inconscientes pecadores. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!”
“Ó gloriosa santa Apolônia, por aquela dor que padecestes, quando, por ordem do tirano, vos foram arrancados os dentes que tanto decoro ajuntavam ao vosso angélico rosto, obtende do Senhor a graça de estarmos sempre livres de qualquer moléstia relativa a este sentido ou pelo menos de sofrê-la constantemente com imperturbável resignação. Amém.”

Giovana Maestrello - Acadêmica - 4º Período Universidade Metodista de Piracicaba-FOL

0 comentários:

Facebook