Diário de viagem do Odonto Depressão

"Aviso da dona desleixada do blog
Antes de mais nada, quero me desculpar e dizer que esse texto a Lays escreveu há muuuuito tempo, mas só agora pude postar... Divirtam-se"


Olá  pessoal,
Bom, semana passada estive participando do 11° COPAC, o Congresso Paulista de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Foram três dias de palestras incríveis e grandes conhecimentos, tudo numa cidade linda, que é Campos do Jordão.

Dentre tantas palestras sensacionais uma em especial me chamou atenção e é sobre ela que quero falar hoje. As manifestações bucais de doenças sistêmicas, pelo Prof. Dr. Haroldo Arid Soares.
                Um dos quesitos interessantes que o palestrante citou foi que toda e qualquer lesão bucal deve ser vista pelo profissional como uma possível manifestação de alguma doença sistêmica. Aliás, ela pode ser o primeiro sinal ou sintoma de certas doenças. Sendo assim, funcionam como um sistema de alarme precoce para algumas doenças.
“As manifestações bucais geralmente surgem quando a pessoa adquire uma doença diagnosticada como infecciosa, imunológica e dermatológica. Ou até mesmo quando desenvolve um câncer ou se possui diabetes, hipo e hipertireoidismo, anemias, entre diversas outras doenças”, explicou o professor.

Dentre as doenças sistêmicas mais comuns na população brasileira e citadas pelo professor são: catapora, herpes simples, tuberculose, sífilis, e outras que apresentam  reações como lesões por bolhas na cavidade bucal, elevações que se formam na pele, erosões, placas brancas, úlcera, erupções, micose generalizada ou fungos no pulmão.

“A boca é um espelho do organismo, e muitas vezes o que ocorre nela é a consequência de algo que está acontecendo com o corpo da pessoa. Antigamente a cavidade bucal tinha uma conotação de mostre-me sua boca e te direi quem tu és”.

O especialista explicou que o trabalho conjunto com o médico proporcionará ao paciente uma melhora nas alterações que a doença causa, inclusive na boca, pois ela quase sempre é a mais sensível, a mais fácil de se ver, e também a mais fácil de se examinar.

“A cavidade bucal se torna um bom lugar para o controle terapêutico. Outras vezes, a boca merece uma atenção especial, pois certas manifestações podem impedir o paciente de exercer suas funções normais, como por exemplo, comer e falar.”

Em algumas pessoas, as alterações bucais se manifestam primeiro do que em determinadas regiões do corpo. Em outras, as modificações bucais ocorrem juntamente com diversos órgãos, como o fígado e o estômago. “A antecipação do diagnóstico se torna difícil nessas doenças, entretanto facilita muito o tratamento e talvez possa até impedir que a doença provoque danos em outras partes do corpo”, lembrou Haroldo Soares.

Com relação à cura das manifestações bucais das doenças sistêmicas, não é possível que isso aconteça. A maioria dessas doenças apresenta um caráter crônico, e necessita de um tratamento contínuo. “Mas, é possível dizer que as manifestações bucais podem ser controladas durante o tratamento e melhorar sensivelmente a qualidade de vida das pessoas afetas pelo problema”, concluiu.

É importante que estejamos atentos a todas essas alterações podendo, inclusive, diagnosticar uma doença sistêmica em tempo fundamental para um bom tratamento e um prognóstico favorável. 
Espero que tenham gostado!
Aguardo vocês semana que vem!


Lays Azulay, estudante de Odontologia e Monitora de Anatomia Geral da Universidade Ceuma, São Luis –MA.

 

Fontes: 





0 comentários:

Facebook